Apocalipse Revelado #13

Par Emanuel Swedenborg

Étudier ce passage

  
/ 962  
  

13. "D'Aquele Que é, Que foi e Que virá" significa do Senhor que é Eterno, Infinito e que é Jehovah. Que seja o Senhor é muito evidente pelo que segue neste capítulo, onde se diz que João ouviu uma voz vindo do Filho do Homem, que dizia:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último" (Apocalipse 1:11, 13).

E depois:

"Eu sou o Primeiro e o último" (Apocalipse 1:17).

E no capítulo seguinte, versículo 8; e depois no capítulo 21:6 e no capítulo 22:12, 13, bem como em Isaías:

"Disse Jehovah, rei de Israel, e seu Redentor, Jehovah Zebaoth: Eu o Primeiro e o último e além de Mim nenhum Deus" (Isaías 44:6, 48:12).

E 'Aquele que é o Primeiro e o Último' é 'Aquele Que é, Que foi e Que virá'.

[2] É também o que se entende por Jehovah. Com efeito, o nome Jehovah significa 'Ele é', e Aquele Que É ou o Ser Mesmo é também Aquele Que foi e Que virá, porque n'Ele o passado e o futuro são o presente. Daí vem que Ele é Eterno sem tempo, e Infinito sem lugar. É também o que a igreja confessa segundo a Doutrina da Trindade, que é chamada Atanasiana, onde estão estas palavras:

"O Pai é Eterno e Infinito, o Filho é Eterno e Infinito e o Espírito Santo é Eterno e Infinito; contudo não são três Eternos e três Infinitos, mas Um só."

Que o Senhor seja esse Único Eterno e Infinito é o que foi demonstrado no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor.

  
/ 962  
  

HDPF