É muito bom ser amado. Consegues lembrar-te quando o teu pai te despenteava o cabelo, ou a tua mãe te lia uma história enquanto tu te enrolavas ao lado dela? Ou quando a tua querida filha sorriu para ti? Adoramos esse amor que nos rodeia. É uma sensação tão boa.
E... nós também precisamos de amor. Já ouviste o velho adágio: "É melhor dar do que receber". É uma grande sensação poder amar outra pessoa, e tentar fazê-la feliz. Quais são as raízes dessa necessidade? Vem de uma origem espiritual?
Então... saiam das vossas Bíblias, e vamos lá ver! Será que o Senhor "faz" amor fora de casa?
O Salmo 23 é um bom lugar para se procurar:
"Certamente a bondade e a benignidade me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa de Jeová para sempre."(Salmos 23:6)
Aqui está outro belo trecho, mostrando a ternura do amor do Senhor - da história quando as pessoas trazem crianças para ver Jesus:
"E tomou-os nos seus braços, e abençoou-os, impondo-lhes as suas mãos."(Marcos 10:16)
Esta passagem de Mateus, ilustra o ponto, também:
"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?"(Mateus 7:11)
Aqui está outro bom:
"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é gerado por Deus, e conhece a Deus". Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4:7-8)
E mais uma - outra que está profundamente enraizada na nossa cultura:
"Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei, que também vós vos ameis uns aos outros." (João 13:34)
Quando você reúne passagens como estas, e pensa bem sobre isso, torna-se claro que Deus é a fonte do amor que sai. Em Sua essência, Ele é o próprio amor. E o amor flui.
Aqui está um excerto interessante de uma das obras teológicas da Swedenborg:
"...há três coisas que fazem a essência do Seu Amor: amar os outros..., desejar ser um com eles, e fazê-los felizes... (Verdadeira Religião Cristã 43)
Se o amor é assim para Deus, é assim também para nós? Faria sentido. Na Palavra, logo no primeiro capítulo, a história da criação tem isto:
"E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança",(Gênesis 1:26)
e no versículo 27, esse 'fazer' está feito... e depois no versículo 31,
"E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom."
Então, tricotando esta tese, aqui está o que conseguimos:
1) Deus está cheio de amor. Em certo sentido, Ele É amor.
2) Ele ama os outros fora de si mesmo (o amor exterior), querendo se unir a eles e ajudá-los a serem felizes.
3) E nós somos feitos à Sua imagem e semelhança.
Não é de admirar que o amor que sai seja tão importante para nós.