From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #0

Study this Passage

/ 962  
  

Apocalipse Revelado

/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #60

Study this Passage

  
/ 962  
  

60. "E eis que sou vivo pelos séculos dos séculos" significa que Ele é a vida eterna. Por isso, 'que sou vivo' significa que somente Ele é a vida e que somente d'Ele vem a vida (n. 58 acima). Segue-se que 'Eis que sou vivo pelos séculos dos séculos' significa que somente Ele é a vida pela eternidade e que, assim, somente d'Ele vem a vida eterna, porque a vida eterna está n'Ele e por conseguinte vem d'Ele. 'Séculos dos séculos' significa a eternidade. Que somente no Senhor está a vida eterna vê-se nas seguintes passagens:

"Jesus disse: Quem crer em Mim não perecerá, mas terá a vida eterna" (João 3:15)

"Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem, porém, não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece nele" (João 3:36, 6:40, 47, 48).

"Em verdade vos digo; quem crê em Mim tem a vida eterna" (João 6:47)

"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; quem crer em Mim não morrerá na eternidade" (João 11:25, 26), bem como em outras passagens.

Daí resulta que o Senhor é chamado o vivo nos séculos dos séculos' em sequências do Apocalipse (4:9, 10; 5:14, 10:6) e em Daniel 4:34.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #38

Study this Passage

  
/ 962  
  

38. (Apocalipse 1:11) "Dizendo: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último" significa que é o Si Mesmo e o Único, desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas; por conseguinte, Que é o Amor mesmo e Único, a Sabedoria mesma e Única, a Vida mesma e Única em Si, e assim é o Criador, o Salvador e o Iluminador mesmo por Si; por conseguinte o Todo em todas as coisas do céu e da igreja; Que é o Único Infinito e Eterno e Que é Jehovah; e que Ele é o Senhor. Que todas estas coisas e uma infinidade de outras estão contidas nessas palavras, vê-se nos n. 13, 29, acima. Foi dito ali que todas as sílabas e letras do alfabeto no mundo espiritual significam coisas e que daí resulta a linguagem e a escrita daqueles que nele habitam; e que é por isso que o Senhor descreve Sua Divindade e Sua Infinidade por Alfa e Ômega, o que significa que Ele é o Todo em todas as coisas do céu e da igreja. Como cada letra, no mundo espiritual e, por conseguinte, na linguagem angélica, significa uma coisa, por isso David escreveu o Salmo 119 segundo a ordem das letras do alfabeto [hebraico], começando por aleph e terminando por thau, como se pode ver no início dos versículos. Coisa semelhante aparece no Salmo 111, mas não de modo tão evidente. É por isso também que Abrão foi chamado Abrahão e Sarai chamada Sarah, o que foi feito a fim de que, no céu, por Abrahão e por Sarah não fossem entendidas essas duas pessoas, mas o Divino, como é efetivamente compreendido; pois 'H' encerra a Infinidade, porque é somente uma aspiração. Sobre este assunto, veja-se o n. 29.

  
/ 962  
  

HDPF