From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #3

Study this Passage

  
/ 962  
  

3. "Que Deus deu a Ele para indicar aos Seus servos" significa: para os que estão na fé derivada da caridade ou na verdade da sabedoria derivada do bem do amor. Por 'indicar' é significado manifestar, e pelos 'servos', aqui, são significados aqueles que estão na fé derivada da caridade. Tais coisas lhes são manifestadas porque eles compreendem e recebem. Pelos 'servos', no sentido espiritual, são entendidos os que estão nas verdades e, como as verdades procedem do bem, pelos 'servos' são entendidos os que estão nas verdades derivadas do bem, por conseguinte, os que estão na sabedoria derivada do amor, porque a sabedoria pertence à verdade e o amor pertence ao bem. Depois, também, os que estão na fé derivada da caridade, porque a fé também pertence à verdade e a caridade pertence ao bem; e, como o sentido espiritual genuíno é abstrato da pessoa, é por isso que, nesse sentido, pelos 'servos' são significadas as verdades. Ora, como as verdades servem ao bem ensinando-o, portanto, em geral e propriamente pelo 'servo', na Palavra, se entende o que serve, a pessoa ou coisa que serve. Neste sentido, não somente os profetas eram chamados servos de Deus, mas também o Senhor quanto a Seu Humano. Que os profetas foram chamados servos de Deus vê-se nessas passagens:

"Também vos enviou Jehovah todos os Seus servos, os profetas" (Jeremias 25:4).

"Revelou Seus segredos a Seus servos, os profetas" (Amós 3:7).

"Para andarmos em Suas leis, que nos deu pelas mãos de Seus servos, os profetas" (Daniel 9:10).

E Moisés é chamado 'servo de Jehovah' (Malaquias 4:4). A razão disso é que, no sentido espiritual, por profeta se entende a verdade da doutrina, o que se verá abaixo.

[2] E como o Senhor era a Divina Verdade mesma, que também é a Palavra, e por isso foi chamado Profeta mesmo, e como Ele servia no mundo e serve eternamente ensinando a todos, eis por que Ele mesmo é aqui e ali chamado 'Servo de Jehovah', como nas seguintes passagens:

"O trabalho de Sua alma Ele verá e ficará satisfeito; com o Seu conhecimento o Meu Servo, o justo, justificará a muitos" (Isaías 53:11).

"Eis que o Meu Servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado e muito louvado" (Isaías 52:13).

"Eis aqui o Meu Servo, em Quem me apóio: Meu Eleito, em Quem se compraz Minha Alma; pus o Espírito sobre Ele" (Isaías 42:1, 19).

Essas passagens se referem ao Senhor. Igualmente, David (é chamado servo) quando por ele é compreendido o Senhor, como nestas passagens;

"Eu, Jehovah, lhes serei por Deus e o Meu servo David será príncipe no meio deles" (Ezequiel 34:24).

"E meu servo David será rei sobre eles como pastor único para todos eles" (Ezequiel 37:24).

"Protegerei esta cidade para conservá-la, por causa de Mim e de David, Meu servo" (Isaías 37:35).

Igualmente no Salmo 78:70, 71, 72 e no Salmo 89:3, 4, 20. Que por David, nessas passagens, se entende o Senhor, pode ser visto no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor, 43, 44. O Senhor Mesmo fala de Si de um modo semelhante:

"Quem dentre vós quiser ser grande que seja vosso servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser vosso servo, como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir" (Mateus 20:23-25; Marcos 10:42-44; Lucas 12:27; igualmente Lucas 22:37).

O Senhor se expressa assim porque pelo servo e pelo servidor se entende aquele que serve e administra ensinando; e, fazendo-se abstração da pessoa, a Divina Verdade, que era Ele mesmo.

[3] Ora, se pelo servo se entende aquele que ensina a Divina Verdade, nesta passagem do Apocalipse se entende os que estão nas verdades derivadas dos bens, ou na fé derivada da caridade, porque estes podem ensinar pelo Senhor, isto é, o Senhor pode ensinar e administrar por intermédio deles. É neste sentido que eles são chamados servos em Mateus:

"Na consumação do século, quem é o servo fiel e prudente que o Senhor constitui sobre os Seus fâmulos, para dar-lhes o alimento no seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor achar servindo assim." (Lucas 24:45, 46).

E em Lucas:

"Bem-aventurados aqueles servos que o Senhor, quando vier, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo que Se cingirá e os fará sentar à mesa e, aproximando-se, os servirá." (Lucas 12:37).

No céu são chamados servos do Senhor todos os que estão em Seu reino celeste. A razão disso é que os que estão em Seu reino espiritual estão na sabedoria derivada da Divina Verdade e aqueles que estão em Seu reino celeste estão no amor derivado do Divino Bem; ora, o Bem administra e a Verdade serve. Mas, no sentido oposto, por servos se entendem os que servem o diabo. Estes se acham no estado mesmo de servidão, mas os que servem o Senhor se encontram em estado de liberdade. É também o que o Senhor ensina (João 8:32-36).

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #46

Study this Passage

  
/ 962  
  

46. "E cingido pelos peitos com um cinto de ouro" significa o Divino procedente e ao mesmo tempo conectante, que é o Divino Bem. O 'cinto de ouro' tem esta significação, porque pelo 'tórax do Senhor', e especificamente pelos 'peitos', aqui, é significado o Seu Divino Amor. Por conseguinte, pelo 'cinto de ouro' que O cingia é significado o Divino Procedente e, ao mesmo tempo, conectante, que é o Divino Bem do Divino Amor. O 'ouro' também significa o bem (ver n. 913 adiante). Um 'cinto' ou 'cinturão' na Palavra significa também um elo comum pelo qual todas as coisas são contidas em ordem e em conexão, como em Isaías:

"Sairá um ramo do tronco de Jessé; a justiça será o cinto de Seus lombos e a verdade o cinto de Suas coxas" (11:1, 5).

'O ramo saindo do tronco de Jessé' é o Senhor. O cinto do éfode e o talabarte da túnica de Aharão significavam a conjunção, como se vê no livro Arcanos Celestes n. 9837, 9944). Como 'cinto' significa o vínculo que une os bens e as verdades da Igreja, por isso, quando a Igreja entre os filhos de Israel foi destruída, foi ordenado ao profeta Jeremias que

"Comprasse para si um cinto e o pusesse sobre os seus lombos, e depois o escondesse no buraco de rocha junto do Eufrates; e, no fim dos dias, quando o tomou, eis que ele estava podre e não servia para nada" (Jeremias 13:1-12).

Isto representa que o bem da Igreja de então era nulo e, portanto, as verdades estavam dissipadas. Coisa semelhante é significada pelo 'cinto' em Isaías:

"Em vez de cinto haverá uma corda" (3:24) e em outros lugares. Que por 'peitos' ou 'seios' é significado o Divino Amor é o que se vê claramente pelas inúmeras passagens da Palavra, onde eles são nomeados, e também por sua correspondência com o amor.

  
/ 962  
  

HDPF