Apocalipse Revelado#29

作者: エマニュエル・スウェデンボルグ

この節の研究

  
/ 962に移動  
  

29. (Apocalipse 1:8) "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" significa que é o Si Mesmo e único, a Sabedoria Mesma e Única e a Vida Mesma e Única em Si e, por conseguinte, o todo em todas as coisas do céu e da igreja. São estas as coisas, e muitas outras ainda, que estão contidas nessas palavras, pelas quais se descreve o Senhor; que isso foi dito do Senhor e mesmo de Seu Humano, vê-se claramente, pois João ouviu uma voz que dizia 'Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último'; e que 'ele voltou para ver a voz que falava com ele e viu o Filho do Homem no meio de sete castiçais' (Apocalipse 1:10-13), o Qual, logo depois, disse também:

"Eu sou o Primeiro e o Último, e que vivo e fui morto" (Apocalipse 1:17, 18; 2:8).

Mas que todas as coisas ditas acima estão contidas nessas palavras ['Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim'] é o que não é possível confirmar em poucas linhas, porque para confirmá-las, a fim de serem compreendidas, seriam necessárias muitas páginas. Contudo, elas foram confirmadas em parte no livro Sabedoria Angélica sobre o Divino Amor e a Divina Sabedoria, recentemente publicado em Amsterdã, o qual pode ser lido. O Senhor Se chama 'Alfa e Ômega, Princípio e Fim', porque 'Alfa e Ômega' se referem ao Seu Divino Amor e 'Princípio e Fim' se referem à Sua Divina Sabedoria, uma vez que em cada uma das coisas da Palavra há o casamento do amor e da sabedoria, ou do bem e da verdade. Sobre esse casamento ver o opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre a Escritura Santa (80-90).

[2]  O Senhor é chamado 'Alfa e Ômega', porque o alfa é a primeira letra do alfabeto grego e o ômega a última e, portanto, essas duas letras significam todas as coisas no complexo. A razão disso é que cada letra alfabética, no sentido espiritual, significa determinada coisa, e que, cada vogal, porque serve ao som, significa determinada coisa da afeição ou do amor. Disso se origina a linguagem espiritual e angélica e também a escrita. Isto, porém, é um arcano desconhecido até agora. Com efeito, há uma língua universal, na qual estão todos os anjos e espíritos, e essa língua nada tem de comum com qualquer língua dos homens no mundo. Todos os homens, depois da morte, vêm a esta língua, porque ela está gravada por criação em cada um e, portanto, em todo o mundo espiritual qualquer um pode compreender o que diz um outro. A mim foi permitido, muitas vezes, ouvir falar essa língua e também falá-la. Comparei-a com as línguas do mundo e percebi que, nem mesmo na menor coisa, ela faz um com qualquer língua natural da terra. Ela difere delas pelo seu primeiro princípio, segundo o qual cada letra de cada palavra significa algum sentido, tanto na linguagem como na escrita. É por isto que o Senhor é chamado Alfa e Ômega, o que significa que Ele é o todo em todas as coisas do céu e da igreja; e como são duas vogais, elas se referem ao amor, como foi declarado acima. Sobre essa língua e sua escrita, que fluem do pensamento espiritual dos anjos, vejam-se algumas explicações no livro Sabedoria Angélica sobre o Divino Amor e a Divina Sabedoria (295).

  
/ 962に移動  
  

HDPF