From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #2

Study this Passage

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #21

Study this Passage

  
/ 962  
  

21. "Para Deus e Seu Pai" significa assim, as imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor. Por 'Deus' e 'Pai', no sentido espiritual, não se entendem duas pessoas, mas por 'Deus' se entende o Divino quanto à sabedoria e por 'Pai' se entende o Divino quanto ao amor; na verdade no Senhor há dois: a Divina Sabedoria e o Divino Amor ou a Divina Verdade e o Divino Bem. No Velho Testamento, estes dois são entendidos por 'Deus' e 'Jehovah', aqui por 'Deus' e 'Pai'. Ora, como o Senhor ensina que 'Ele e o Pai são um e que Ele está no Pai e o Pai n'Ele' (João 10:30; 14:10, 11) não se entendem duas pessoas por Deus e Pai, mas somente o Senhor. Também o Divino é um e indivisível, por isso por 'Jesus Cristo nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai' é significado 'a fim de que em Sua presença eles pareçam imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor'; nestes dois também consiste a imagem de Deus nos homens e nos anjos. Que o Divino, que em Si mesmo é um, seja designado na Palavra por diversos nomes, vê-se no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor. Que, também, o Senhor mesmo seja o Pai, é evidente nas seguintes passagens de Isaías:

"Um filho nasceu para nós, um filho nos é dado, cujo nome é Admirável, Deus, Herói, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:6).

"Tu, Jehovah, Pai nosso, Redentor nosso, desde o século é o Teu Nome" (Isaías 63:16);

e em João:

"Se vós Me tivésseis conhecido, conheceríeis também a Meu Pai. Desde agora O conheceis e O tendes visto. Disse Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai. Disse-lhe Jesus: Quem viu a Mim viu o Pai. Como, pois, tu dizes: Mostra-nos o Pai? Crede-Me que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim" (João 14:7, 8, 9, 11).

Veja-se, abaixo, o n. 962.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #962

Study this Passage

  
/ 962  

962. Segundo Memorável Como o Senhor me permitiu ver as coisas maravilhosas que estão nos céus e sob os céus, cumpre-me, segundo me foi ordenado, relatar o que vi.

Vi um palácio magnífico e em seu interior um templo. Havia no meio dele uma mesa de ouro sobre a qual estava a Palavra; dois anjos estavam de pé próximos dela. Ao redor da mesa havia três filas de assentos. Os assentos da primeira fila eram cobertos com material de seda cor de púrpura, os assentos da segunda fila com material de seda de cor azul, e os assentos da terceira fila cobertos com uma fazenda branca. Sob o teto, muito elevado acima da mesa, apareceu uma cortina estendida, resplandecente pelas pedras preciosas, de cujo esplendor fluía como que um arco-íris depois da chuva, quando o céu recupera sua serenidade. Então, subitamente, foram vistos os assentos ocupados pelos membros do clero, todos com suas vestimentas do ministério sacerdotal. Em um dos lados estava a sala do tesouro, onde um anjo guardião se conservava de pé, e ali estavam vestimentas esplêndidas na mais bela ordem.

[2] Era um Concílio convocado pelo Senhor e ouvi uma voz do céu, dizendo; “Deliberai”. E eles disseram: “Sobre quê?” Foi-lhes respondido: “Sobre o Senhor e sobre o Espírito Santo.” Embora pensassem nesses assuntos, eles não eram iluminados e por isso suplicavam. E então desceu uma luz do céu, que iluminouprimeiramente o seu occiput, depois as suas têmporas e finalmente as suas faces. Então começaram (a deliberar), primeiramente sobre o Senhor, como havia sido mandado.

E a primeira proposição que se ventilou foi esta: “Quem tomou o Humano na Virgem Maria?”

E um anjo, que estava em pé pertoda mesa em que estava a Palavra, leu, diante deles, estas palavras em Lucas:

“O anjo disse a Maria: Eis conceberás no útero e parirás um Filho, e chamarásSeu Nome Jesus.Este será grandee será chamado Filho do Altíssimo. E Maria disse ao anjo: Como sucederá isso, pois não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse: o Espírito Santo virá sobre ti e a virtude do Altíssima te cobrirá: por isso o que nascer de ti, Santo, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:31, 32, 34, 35),

depois também leu as que estão em Mateus 1:20-25 e as do versículo 25 foram lidas com ênfase. Além disso, ele leu muitas passagens dos Evangelhos, em que o Senhor, quanto a Seu Humano, é chamado “Filho de Deus”, e onde Ele Mesmo pelo Seu Humano chama Jehovah de “Seu Pai”. O anjo leu também passagens tiradas dos Profetas, onde é predito que Jehovah Mesmo virá ao mundo, entre outras as duas seguintes em Isaías:

“Naquele dia será dito: Eis, Este é o nosso Deus, Que esperávamos para que nos liberte. Este é Jehovah Que esperávamos. Regozijemo-nos e alegremo-nos na Sua salvação” (Isaías 25:9).

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho para Jehovah; endireitai no deserto uma vereda para o nosso Deus, porque a glória de Jehovah será revelada e toda carne será vista juntamente. Eis o Senhor Jehovih está vindo em força. Como Pastor apascentará o Seu rebanho” (Isaías 40:3, 5, 10, 11).

[3] E o anjo disse: “Como Jehovah Mesmo veio ao mundo, tomou o Humano e, por ele, salvou e resgatou os homens, por isso é que, nos Profetas, Ele Mesmo é chamado “Salvador” e “Redentor”. Então, diante dos outros, o anjo leu as seguintes passagens:

“Certamente em ti está Deus, e não há outro Deus; verdadeiramente Tu és um Deus oculto, o Deus de Israel, Salvador” (Isaías 45:14, 15).

“Não sou Eu Jehovah e há outro Deus além de Mim? Não há outro Deus justo e salvador além de Mim” (Isaías 45:21, 22).

“Eu sou Jehovah e além de Mim não há Salvador” (Isaías 43:11).

“Eu sou Jehovah, teu Deus. e não conhecerás outro Deus além de Mim, e não há Salvador além de Mim” (Oseias 13:4).

“Para que saiba toda a carne que Eu sou Jehovah, teu Salvador e teu Redentor” (Isaías 49:26; 60:16).

“Quanto ao nosso Redentor, Jehovah Zebaoth é o Seu Nome” (Isaías 47:4).

“O Redentordeles é forte, Jehovah Zebaoth é o Seu Nome” (Jeremias 50:34).

“Ó Jehovah, minha Rocha e meu Redentor” (Salmo 19:14).

“Assim disse Jehovah, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu, Jehovah, o teu Deus” (Isaías 48:17; 43:14; 49:7; 54:8).

“Tu, Jehovah, nosso Pai, nosso Redentor, é o Teu Nome desde a antiguidade” (Isaías 63:16).

“Assim disse Jehovah, teu Redentor: Eu, Jehovah, faço todas as coisas e por Mim Mesmo Só” (Isaías 44:24). “Assim disse Jehovah, o Rei de Israel, e seu Redentor, Jehovah Zebaoth: Eu sou o Primeiro e o Último, e além de Mim não há Deus”. (Isaías 44:6).

“Jehovah Zebaoth é Seu Nome, e teu Redentor, o Santo de Israel, Deus de toda a terra será Ele chamado” (Isaías 54:5).

“Eis, dias virão em que suscitarei a David um renovo justo, Que reinará como Rei, e este é Seu Nome, Jehovah nossa justiça” (Jeremias 23:5, 6; 33:15, 16).

“Nesse dia, será Jehovah Rei sobre toda a terra; nesse dia será Jehovah um e o Seu Nome um” (Zacarias 14:9).

[4] Confirmadas essas passagens, aqueles que estavam nos assentos disseram unanimemente que Jehovah Mesmo assumiu o Humano para salvar e resgatar os homens.

Mas então foi ouvida uma voz saída de um grupo de Católicos Romanos, que se tinham ocultado em um ângulo do templo, e que dizia: “Como pode Jehovah, o Pai, tornar-se Homem? Não é Ele o Criador do universo.”

E um dos que estavam sentados na segunda fila voltou-se e disse: “Quem então (se fez Homem)?”

E aquele que se encontrava no ângulo do templo respondeu: “O Filho de toda a eternidade.”

Mas recebeu a resposta: “Não é o Filho de toda a eternidade, segundo a vossa confissão, também o Criador do universo? E que é um Filho ou um Deus nascido de toda a eternidade? E como pode a Essência Divina, que é una e indivisível, ser separada? Como pode uma parte d’ela descer e tomar o Humano e não ao mesmo tempo o todo?”

[5] A segunda proposição que se ventilou sobre o Senhor foi: “Deus Pai e Ele Mesmo (o Senhor) não são um, como a alma e o corpo são um?” Eles disseram que isso é uma consequência, porque a Alma vem do Pai.

E então um dos que estavam sentados na terceira fila leu esta passagem (de um livro sobre) a fé simbólica chamada Atanasiana: “Ainda que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, seja Deus e Homem, contudo não há dois, mas um só Cristo, absolutamente apenas Um, uma só Pessoa, pois, como a alma e o corpo fazem um só homem, assim Deus e o Homem fazem um só Cristo.”

Aquele que lia disse que essa fé foi recebida em todo o mundo cristão, até mesmo pelos Católicos Romanos.

Então, eles disseram: “Que necessidade há de mais discussão? Deus Pai e Ele Mesmo (o Senhor) são Um, como a alma e o corpo são um.” E acrescentaram: “Porque isto é assim, vemos que o Humano do Senhor é Divino, porque é o Humano de Jehovah; (vemos) que é preciso dirigir-se ao Senhor quanto ao Divino Humano e que é assim, e não de outro modo, que se pode dirigir ao Divino que é chamado Pai.”

[6] O anjo confirmou a conclusão deles por muitas passagens, entre as quais estavam as que se seguem.

Em Isaías:

“Um Menino nos nasceu, um Filha nos foi dado, cujo Nome é Admirável, Conselheiro, Deus, Herói, Pai da eternidade, Príncipe da paz” (Isaías 9:6).

“Tu, nosso Pai, Abrahão não nos conhece, e Israel não nos reconhece: Tu, Jehovah, és nosso Pai, nosso Redentor, desde a antiguidade é o Teu Nome” (Isaías 63:16).

Em João:

“Jesus disse: Quem crê em Mim. crê n’Aquele Que Me enviou, e quem Me vê, vê Aquele Que Me enviou” (João 12:44, 45).

“Disse Felipe a Jesus: Mostra-nos o Pai. Disse-lhe Jesus: Quem Me viu. viu o Pai; como pois dizes: Mostra-nos o Pai? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? Crede-Me que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim” (João 14:8-11).

E, finalmente, esta: “Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).

Ouvidas estas coisas, todos, de voz e sentimento unânimes, disseram que o Humano do Senhor é Divino e que é a esse Humano que se deve dirigir para dirigir-se ao Pai, pois Jehovah Deus, que é o Senhor de toda eternidade, enviou-Se por esse Humano ao mundo e Se tornou visível aos olhos dos homens e, por conseguinte, acessível. Tornou-Se, pois, visível e, assim, acessível na forma Humana diante dos antigos, mas então por intermédio de um anjo.

[7] Depois disso, seguiu-se a deliberação sobre o Espírito Santo. Primeiramente, foi exposta a ideia de muitos sobre Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo, a qual admitia que Deus Pai estava sentado em um lugar elevado, tendo o Filho à Sua direita, e emitiam d‘Eles o Espírito Santo, para iluminar e ensinar os homens.

Mas então foi ouvida uma voz do céu, dizendo: “Não podemos suportar essa ideia do pensamento. Quem não sabe que Jehovah Deus é Onipresente? Quem sabe isso e o reconhece, reconhecerá também que é Ele Que ilumina e ensina e que não há um Deus intermediário, distinto d’Ele, e ainda menos um distinto dos dois, como uma pessoa de outra pessoa. Por isso, remova-se a primeira ideia, que é vã e receba-se esta que é justa, e vereis isso claramente.”

[8] Mas novamente foi ouvida a voz vinda dos Católicos Romanos, que se ocultavam no canto do templo, dizendo: “Que é então o Espírito Santo Que, na Palavra, é nomeado nos Evangelistas e em Paulo e pelo Qual tantos sábios eclesiásticos, principalmente de nosso Clero, se dizem guiados? Quem hoje, no mundo cristão, nega o Espírito Santo e a Sua operação.”

Em seguida, um dos que estavam sentados na segunda fila voltou-se e disse: “O Espírito Santo é o procedente de Jehovah, o Senhor. Vós dizeis que o Espírito Santo é uma Pessoa por si e é Deus por si. Mas que é uma Pessoa saindo e procedendo de uma Pessoa senão uma operação que sai e procede? Uma pessoa não pode sair e proceder de uma outra e por meio de uma outra, mas a operação pode. Ou, o que é um Deus saindo e procedendo de um Deus, a menos que seja o Divino saindo e procedendo? Um Deus não pode sair e proceder de outro e por meio de um outro, mas o Divino pode. Não é a Divina Essência Una e Indivisível? E como a Divina Essência ou o Divino Ser é Deus. não é Deus Uno e Indivisível.”

[9] Ouvidas estas palavras, aqueles que estavam nos assentos concluíram unanimemente que o Espírito Santo não é uma Pessoa por si, nem Deus por si, mas que Ele é o Santo Divino saindo e procedendo do Deus Único Onipresente, que é o Senhor.

Em seguida, os anjos que estavam em pé perto da mesa de ouro, sobre a qual estava a Palavra, disseram: “Bem! Não se lê em parte alguma no Velho Testamento que os profetas tenham enunciado a Palavra segundo o Espírito Santo, mas por obra de Jehovah, o Senhor; e onde, no Novo Testamento, se fala do Espírito Santo é entendido o Divino Procedente, que é o Divino ilustrando, ensinando, vivificando, reformando e regenerando.”

[10] Depois disso, seguiu-se outra discussão sobre o Espírito Santo, a saber: “De Quem procede o Divino que é chamado Espírito Santo? Procede do Divino que é chamado Pai ou do Divino Humano que é chamado Filho?” E enquanto eles discutiam isso, foi emitida uma luz do céu, pela qual eles viram que o Santo Divino, que é entendido pelo Espírito Santo, procede do Divino no Senhor por meio de Seu Humano glorificado, que é o Divino Humano, comparativamente, como no caso do homem, (em quem) toda atividade procede da alma por meio do corpo.

O anjo que estava de pé perto da mesa confirmou isso segundo a Palavra, pelas seguintes passagens:

“Aquele que o Pai enviou fala as palavras de Deus; Deus não Lhe deu o Espíritopor medida; o Pai ama o Filhoe deu todas as coisas em Sua mão” (João 3:34, 35).“Sairá um rebento do tronco de Jessé; descansará sobre Ele o Espíritode Jehovah, o Espírito de Sabedoria e de Inteligência, o Espírito de Conselho e de Força” (Isaías 11:1, 2).

“O Espírito de Jehovah Lhe foi dado e estava n’Ele” (Isaías 42:1; 59:19, 20; 61:1; Lucas 4:18).

“Quando vier o Espírito Santo Que Eu vos mandarei do Pai” (João 15:26).

“Ele Me glorificará, porque do Meu receberá e vo-lo anunciará: todas as coisas que o Pai tem são Minhas; por isso disse que do Meu receberá e vo-lo anunciará” (João 16:14, 15).

“Se Eu for, mandarei o Consolador para vós” (João 16:7).

“O Consolador é o EspíritoSanto” (João 14:26).

“Não havia ainda Espírito Santo, porque Jesus não estava ainda glorificado” (João 7:39).

“Depois da glorificação, Jesus soprou sobre os discípulos e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:22).

[11] Como a Divina Operação do Senhor pela Sua Onipresença se entende pelo Espírito Santo, é por isso que, quando Ele falou aos discípulos sobre o Espírito Santo que enviaria de Deus Pai, Ele também diz:

“Não vos deixarei órfãos; vou e venho a vós; e nesse dia sabereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós” (João 14:18, 20, 28).

E poucotempo antes de deixar o mundo. Eledisse:

“Eis, Eu estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:20).

Lidas essas passagens diante deles (dianteda assembleia), disse o anjo: “Por estas passagens e por muitas outras tiradas da Palavra, é evidente que o Divino, que é chamado Espírito Santo, procede do Divino no Senhor por meio de Seu Divino Humano.”

A essas palavras, os que estavam nos assentos disseram: “Isso é a Divina Verdade.”

[12] Finalmente, foi decretado o seguinte: “Pelo que foi deliberado neste Concílio, percebemos claramente e, por conseguinte, reconhecemos como Santa Verdade que em Nosso Senhor Jesus Cristo há a Divina Trindade, que é: o Divino a Quo (de Quem tudo procede), Que é chamado Pai; o Divino Humano, Que é o Filho; e o DivinoProcedente, Que é o Espírito, Santo. Assim, há um Só Deus na Igreja.” Depois de concluídas estas coisas em tão magnífico Concílio, eles se levantaram; e o anjo guardião do tesouro veio e trouxe para cada um daqueles que estavam nos assentos vestimentas esplêndidas, entremeadas, aqui eali, com fios de ouro, e disse: “Recebei as vestimentas nupciais.”

E foram conduzidos com glória ao Novo Céu Cristão, com o qual se unirá a Igreja do Senhor nas terras, a qual é a Nova Jerusalém.

Apocalipse 22:21: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

  
/ 962  

HDPF