From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #2

Study this Passage

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #45

Study this Passage

  
/ 962  
  

45. "Com um vestido até os pés" significa o Divino procedente que é a Divina Verdade. O 'vestido até os pés' significa o Divino procedente, que é a Divina Verdade, porque as vestimentas, na Palavra, significam as verdades. Em consequência, 'vestido até os pés', que é uma vestimenta geral, significa, em se tratando do Senhor, a Divina Verdade procedente. As vestimentas significam as verdades na Palavra, porque, no céu, os anjos são vestidos segundo as verdades procedentes de seu bem. A este respeito ver o livro Céu e Inferno n. 177-182), publicado em Londres, em 1758. Em seguida será, também, visto que pelas vestimentas, na Palavra, no sentido espiritual, não se entende outra coisa; por conseguinte, não se entende outra coisa pelas vestimentas do Senhor que aparecem brilhantes como a luz, quando Ele se transfigurou (Mateus 17:1-4; Marcos 9:2-8; Lucas 9:28-36). Nem se entende outra coisa pelas vestimentas do Senhor que os soldados repartiram entre si (João 19:23, 24). Que coisas semelhantes foram representadas e, consequentemente, significadas pelas vestimentas de Aharão pode ser visto no livro Arcanos Celestes n. 9814, 10068); especialmente o que foi representado e significado por 'ephod' n. 9477, 9824, 10005); pelo 'manto' n. 9825, 10005); pela 'túnica' n. 9826, 9942) e pelo 'turbante' n. 9827); pois Aharão representava a função sacerdotal do Senhor. A respeito da significação das vestimentas segundo a Palavra, ver adiante (n. 166, 328).

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #34

Study this Passage

  
/ 962  
  

34. "Estava na ilha chamada Patmos" significa o estado e o lugar em que ele pôde ser iluminado. A revelação foi feita a João em Patmos, por ser uma ilha da Grécia, não distante da terra de Canaã, entre a Ásia e a Europa, e porque as 'ilhas' significam as nações mais afastadas do culto de Deus, mas que, contudo, devem se aproximar desse culto, porque podem ser iluminadas; igualmente por 'Grécia'. Mas a própria igreja é significada por 'terra de Canaã'. Aqueles da igreja que, pela Palavra, estão na luz da verdade são significados pela 'Ásia', e aqueles aos quais a Palavra deve chegar são significados pela 'Europa'. É por isso que pela 'ilha de Patmos' são significados o estado e o lugar em que João pôde ser iluminado. Que por 'ilhas' na Palavra sejam significadas as nações mais afastadas do culto de Deus, as quais, contudo, devem se aproximar desse culto, vê-se claramente pelas seguintes passagens:

"No Urim honrai Jehovah, nas ilhas do mar o nome do Deus de Israel" (Isaías 24:15)

"Não extinguirá e não quebrantará até que ponha em terra o juízo e na lei d'Ele as ilhas esperarão. Cantai a Jehovah um cântico novo; as ilhas e seus habitantes darão a Jehovah glória; e o louvor a Ele nas ilhas anunciarão" (Isaías 42:4, 10, 12)

"Escutai ilhas a Mim e (escutai) povos de longe" (Isaías 49:1)

"Em Mim as ilhas esperarão e no Meu braço elas confiarão" (Isaías 31:5)

"As ilhas confiarão em Mim e os navios de Társis" (Isaías 60:9)

"Escutai a palavra de Jehovah, nações, e anunciai-a nas ilhas distantes" (Jeremias 31:10)

"Para que adorem Jehovah, cada um em seu lugar, todas as ilhas aas nações" (Sofonias 2:11);

e em outras passagens. Que por 'Grécia' seja significada a mesma coisa não é evidente do mesmo modo pela Palavra, uma vez que a Grécia, na Palavra, é nomeada apenas em Daniel 8:21; 10:20; 11:2; bem como em João 12:20 e Marcos 7:26. Que por 'terra de Canaã' se entende a igreja do Senhor, a qual, por isso, é chamada 'terra Santa' e 'Canaã celestial', vê-se por um grande número de passagens na Palavra. Que por 'Ásia' se entendem aqueles que, na igreja, estão, pela Palavra, na luz da verdade, veja-se o n. 11 acima. E que por 'Europa' são significados aqueles a quem a Palavra deve chegar é evidente.

  
/ 962  
  

HDPF