From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #2

Study this Passage

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #45

Study this Passage

  
/ 962  
  

45. "Com um vestido até os pés" significa o Divino procedente que é a Divina Verdade. O 'vestido até os pés' significa o Divino procedente, que é a Divina Verdade, porque as vestimentas, na Palavra, significam as verdades. Em consequência, 'vestido até os pés', que é uma vestimenta geral, significa, em se tratando do Senhor, a Divina Verdade procedente. As vestimentas significam as verdades na Palavra, porque, no céu, os anjos são vestidos segundo as verdades procedentes de seu bem. A este respeito ver o livro Céu e Inferno n. 177-182), publicado em Londres, em 1758. Em seguida será, também, visto que pelas vestimentas, na Palavra, no sentido espiritual, não se entende outra coisa; por conseguinte, não se entende outra coisa pelas vestimentas do Senhor que aparecem brilhantes como a luz, quando Ele se transfigurou (Mateus 17:1-4; Marcos 9:2-8; Lucas 9:28-36). Nem se entende outra coisa pelas vestimentas do Senhor que os soldados repartiram entre si (João 19:23, 24). Que coisas semelhantes foram representadas e, consequentemente, significadas pelas vestimentas de Aharão pode ser visto no livro Arcanos Celestes n. 9814, 10068); especialmente o que foi representado e significado por 'ephod' n. 9477, 9824, 10005); pelo 'manto' n. 9825, 10005); pela 'túnica' n. 9826, 9942) e pelo 'turbante' n. 9827); pois Aharão representava a função sacerdotal do Senhor. A respeito da significação das vestimentas segundo a Palavra, ver adiante (n. 166, 328).

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

O Céu E o Inferno #177

Study this Passage

  
/ 603  
  

177. Capitulo 20. Das vestimentas com que os anjos aparecem vestidos

Como os anjos são homens e vivem entre si assim como vivem os homens nas terras, por isso têm vestimentas, casas e muitas coisas semelhantes, com a diferença, porém, que para eles todas as coisas são mais perfeitas, porque se acham num estado mais perfeito. Pois, assim como a sabedoria angélica excede a sabedoria humana num grau tal que se diz inexplicável, assim também ocorre com todas as coisas que eles percebem e lhes aparecem, porque todas as coisas que são percebidas pelos anjos e aparecem a eles correspondem à sua sabedoria (veja-se acima, n. 173).

  
/ 603  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil