Alguém uma vez perguntou a Jesus,
"Qual é o primeiro mandamento de todos?"
Jesus respondeu-lhe,
"O primeiro de todos os mandamentos é "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um só". E amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente, e com todas as tuas forças". Este é o primeiro mandamento. E o segundo, como ele, é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Lucas 12:28-34)
Above All Things
Portanto, os mandamentos sobre amar a Deus e aos outros são, antes de tudo, os mais importantes. Não há outro maior. Jesus até disse que "toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos" (Mateus 22:40)
E, de facto, este ensinamento ecoa em toda a Bíblia:
Peter escreveu, "Above all things have fervent love for one another." (1 Pedro 4:8)
Paulo também disse que devemos colocar o amor acima de tudo (ver Colossenses 3:14), e que não devemos "nada a ninguém, excepto amarmo-nos uns aos outros." (Romanos 13:8)
O amor é chamado "mais excelente que qualquer outro dom ou capacidade" (1 Coríntios 12:31)
"Agora, permanecei firmes na fé, na esperança e no amor, estes três; mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:13)
A lei do amor é chamada de "lei real" (Tiago 2:8), que nós somos "ensinados por Deus." (1 Tessalonicenses 4:9)
É-nos pedido para "fazer do amor o nosso maior objectivo," (1 Coríntios 14:19, e para "ser enraizado e fundamentado no amor." (Efésios 3:17)
Estas leis sobre o amor são tão importantes que o Senhor disse que elas deveriam estar em seu coração.
"Ensiná-los-ás diligentemente aos teus filhos, e falarás deles quando te sentares em tua casa, quando caminhares pelo caminho, quando te deitares, e quando te levantares." (Deuteronômio 6:6,7)
"Que tudo o que você faz seja feito com amor." (1 Coríntios 16:14)
Power Against Evil
Há razões muito boas para que sejamos orientados a ter amor acima de tudo. Uma razão é que o amor tem poder sobre o mal.
O Paul escreveu,
"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)
Uma pessoa que ama genuinamente a Deus e ao próximo quererá superar qualquer mal em si mesma que seja contra Deus ou que prejudique o próximo.
Por exemplo,
"o amor não inveja, não desfila, não se ensoberbece, não se comporta rudemente, não busca o seu, não é provocado, não pensa o mal, não se alegra com a injustiça"." (1 Coríntios 13:4-6)
Como o amor se opõe a fazer o mal, ele cumpre todas as leis contra o mal.
"A ninguém devais outra coisa senão amar-vos uns aos outros, porque quem ama o outro cumpriu a lei; e para isto: Não cometereis adultério',' não matareis,' não roubareis,' não dareis falso testemunho,' não cobiçareis,' ou se houver qualquer outro mandamento, resume-se neste ditado, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei" (Romanos 13:8-10)
Como o amor nos leva a virar do mal, ele também traz perdão. Jesus disse uma vez de uma mulher que "seus pecados, que são muitos, são perdoados, pois ela amou muito" (Lucas 7:47)
Ele também disse: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia" (Mateus 5:7)
Amor Paciente
O amor também traz paciência. "O amor sofre muito tempo...suporta tudo...suporta todas as coisas. O amor nunca falha." (1 Coríntios 13:4-8)
Jacob amava muito Rachel e estava disposto a trabalhar por seu pai sete anos para ganhar sua mão em casamento. "Então Jacob serviu sete anos por Rachel, e eles pareceram-lhe apenas alguns dias por causa do amor que ele tinha por ela." (Gênesis 29:20)
Born Again by Love
Outra razão pela qual o amor vem acima de tudo é que é através do amor que uma pessoa nasce de novo. Pedro descreveu o processo de renascimento como "purificando suas almas na obediência à verdade através do espírito no amor sincero dos irmãos"(1 Pedro 1:22)
John disse-o de forma mais simples:
"Todo aquele que ama é nascido de Deus." (1 João 4:7)
Nós passamos da morte para a vida quando amamos os outros. (Veja 1 João 3:14)
A razão pela qual nós nascemos de novo quando amamos os outros, é que então nós nos tornamos como Deus. Jesus nos pediu para amar os outros como Ele nos amou. (Veja João 13:34, 15:12)
Quando temos o Seu tipo de amor por todas as pessoas, renascemos como Seus filhos. (Veja Mateus 5:43, Lucas 6:35)
Quando um cristão é cristão?
Como o primeiro e principal de todos os mandamentos de Deus é amar o Senhor e o próximo, a principal marca que identifica um cristão é o amor que ele tem pelos outros.
Jesus disse,
"Por isto todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros." (João 13:35)
Uma e outra vez somos solicitados a julgar-nos pelo amor que temos pelos outros:
Não nos deixes amar em palavras ou em língua, mas em actos e em verdade. E com isto sabemos que somos da verdade, e asseguraremos nossos corações perante Ele. (1 João 3:18,19)
Se nos amamos, Deus permanece em nós, como o Seu amor foi aperfeiçoado em nós. (1 João 4:12)
Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama o seu irmão permanece na morte. (1 João 3:14)
Aquele que faz o bem é de Deus, mas aquele que faz o mal não tem visto Deus. (3 João 1:11, e veja também, 1 João 2:3-5, 3:10; 4:7,8)
Faith e Love
Para algumas pessoas, a fé é mais importante do que o amor. Alguns estão mais preocupados em saber se um cristão tem as crenças certas do que em como ele vive e ama. Claro, a fé é importante - como pode uma pessoa amar a Deus sem acreditar em Deus? Como você pode amar, a menos que você também seja fiel? No Novo Testamento, estes dois andam de mãos dadas. Considere com que freqüência, por exemplo, encontramos frases como "fé e amor" (1 Timóteo 1:14; 2:15; 4:12; 6:11; 2 Timóteo 1:13; 2:22; 3:10; Tito 2:2)
A fé por si só é inútil. Não pode salvar uma pessoa. É uma fé morta. (Tiago 2:14,17)
"Até os demónios acreditam... e tremem." (Tiago 2:19)
Não importa quanta fé tenhas... ainda não é nada sem amor.
"Embora eu tenha o dom da profecia, e compreenda todos os mistérios e todo o conhecimento, e embora tenha toda a fé, para poder remover montanhas, mas não tenha amor, eu não sou nada." (1 Coríntios 13:2)
Bondade e Amor
A adoração e o ritual são igualmente inúteis sem amor. O Senhor deseja "misericórdia e não sacrifício." (Oséias 6:6; Mateus 9:13; 12:7)
O amor é "mais do que todas as ofertas queimadas," (Marcos 12:33) e melhor do que o dízimo mais cuidadoso. (Veja Lucas 11:42)
"E o que exige o Senhor de vós senão fazer justiça e amar a misericórdia e caminhar humildemente com o vosso Deus?" (Miquéias 6:8)
Love Brings Faith
Uma razão pela qual o amor e a fé nunca devem ser separados é que o amor é a fonte da fé. O amor "acredita em todas as coisas" (1 Coríntios 13:6)
Amor "regozija-se com a verdade." (1 Coríntios 13:7)
Uma pessoa que ama os outros "sabe que Deus para Deus é amor" (1 João 4:8)
A verdadeira crença deve ser do coração. (Romanos 10:10)
Assim "uma pessoa que ama o seu irmão permanece na luz" (1 João 2:9,10; comparar João 3:19,20)
Love Saves
Como é o amor que leva uma pessoa a acreditar, é também o amor que leva uma pessoa ao céu. Alguém perguntou a Jesus como ele poderia ter a vida eterna. Jesus respondeu que ele a teria se apenas amasse o Senhor e amasse o seu próximo. (Lucas 10:25, 28; ver também Mateus 19:17-19)
Uma pessoa que põe o amor em primeiro lugar, disse Ele, está "não muito longe do Reino de Deus" (Marcos 12:34)